É primavera de 2019, o que significa que já se passaram 4 anos desde o lançamento do primeiro sistema BIM russo, Renga Architecture, e nós da Renga Software estamos tendo uma pequena celebração. Constantemente criando e desenvolvendo soluções robustas de modelagem de informações de construção, fornecemos forte suporte para a adoção e implementação da tecnologia BIM pela indústria russa de AEC. Não faz muito tempo desde o primeiro lançamento de nosso aplicativo de arquitetura, mas podemos dizer que não estávamos sentados sem fazer nada: 3 soluções de software eficientes para beneficiar arquitetos (Renga Architecture), designers (Renga Structure) e Engenheiros MEP (Renga MEP), 17 atualizações de sistema e uma lista impressionante de quase 300 recursos destinados a ajudar os usuários a gerar projetos e documentação de construção baseados em modelos consistentes, coordenados e completos.
Neste artigo, vamos dar uma olhada na experiência do usuário Renga e explorar o desenvolvimento de software e todas as melhorias no ano passado.
Avante e para cima
4 anos atrás, apenas aplicativos BIM produzidos no exterior estavam disponíveis no mercado de software russo. Muitas empresas de AEC não podiam comprar esse software devido ao seu alto preço. A Arquitetura Renga, lançada em 31 de março de 2015, tornou-se uma espécie de virada de jogo: as empresas russas de AEC agora podem usar alternativas desenvolvidas internamente. Daquele dia em diante, nós da Renga Software queríamos que o BIM fosse amplamente distribuído em nosso país para que os usuários pudessem ter mais opções de software.
Para que o desenvolvimento ocorra de maneira significativa, capturamos constantemente os comentários e solicitações dos usuários, trabalhando em recursos e funcionalidades para ajudar nossos usuários a projetar de forma mais produtiva. Tentamos tornar o BIM disponível para todos e melhorar a experiência do usuário com este software, fornecendo ferramentas avançadas e de ponta e automatizando tarefas de rotina para que os designers possam se concentrar na modelagem.
Nos primeiros três anos, a nossa equipa trilhou passo a passo o caminho para o cumprimento dos objectivos, focada na criação e desenvolvimento de ferramentas poderosas. Nossos especialistas gastaram muito tempo examinando as questões de design de software AEC, pesquisando os requisitos atuais da indústria de construção, dando vida a ideias avançadas.
Comemorando nosso quarto aniversário, gostaríamos de compartilhar com vocês nossos desenvolvimentos mais significativos.
Leia mais sobre isso abaixo.
Primeiras coisas primeiro. Provavelmente o momento mais emocionante foi o lançamento do Renga MEP, a solução para a engenharia mecânica, elétrica e hidráulica. Agora, Renga é um sistema de modelagem 3D complexo para o fluxo de trabalho de design de AEC. Três aplicativos deste sistema, Renga
Architecture , Renga Structure e Renga MEP, permitem que arquitetos, designers e engenheiros MEP realizem suas tarefas de alto desempenho. A equipe de desenvolvimento implementou dois recursos essenciais sem os quais nenhum projeto de sistema MEP pode ser fornecido: criação de raízes e conexão automática de equipamento usando a ferramenta de roteamento automático exclusiva.
Figura 1. Rede de água e esgoto
Até agora, a equipe de desenvolvimento da Renga implementou o recurso solicitado pelo usuário para a criação de desenhos de redes de água e esgoto. Ao longo do ano pretendemos entregar ferramentas para os restantes sistemas MEP (sistema de aquecimento, ventilação, sistema de alimentação eléctrica). Acompanhe nossas novidades.
Outro destaque do ano foi a implantação do editor de perfis para pilares e vigas nos três sistemas Renga BIM. Esta nova ferramenta ajuda os usuários a gerar perfis consistentes, coordenados e completos de objetos de qualquer complexidade e configuração. O editor de perfis atende aos interesses dos arquitetos ao projetar elementos como área cega, cornija de fachada, rodapé, tampa de coluna, etc. Os projetistas irão considerá-lo extremamente útil na modelagem de elementos estruturais de seções compostas. Usando ferramentas de parametrização, os usuários podem criar configurações de seções de coluna e viga, definir os parâmetros necessários e colocar restrições para o grau de liberdade do contorno.
Figura 2. Editor de perfil
Se movendo. Outra opção para criar modelo de informações de construção é trabalhar com desenhos 2D. A equipe de desenvolvimento da Renga implementou um mecanismo de mudança de jogo que exibe a visão do plano, permitindo controlar:
1) nível de profundidade da visualização (o usuário pode selecionar o nível inferior da visualização exibida);
2) plano de deslocamento (o usuário pode selecionar a elevação do nível atual onde você coloca um plano de corte);
3) profundidade de visão deslocada (o usuário pode ajustar sua configuração deslocando o nível de profundidade de visão em relação ao nível selecionado).
Este recurso irá estender significativamente os recursos de desenvolvimento de design do usuário para o layout de objetos.
Figura 3. Propriedades de exibição na vista plana
Outro novo recurso implementado com sucesso em Renga Architecture e Renga Structure é uma ferramenta de montagem – um modelo 3D de várias unidades de um objeto. Os arquitetos se beneficiam muito dessa ferramenta ao projetar janelas de fita, módulos estruturais, lances de escada com patamares e grades, etc. A montagem economiza tempo incrível para engenheiros estruturais que simplifica e otimiza o projeto de conceito estrutural de qualquer complexidade. Essa ferramenta diminui o tempo gasto em tarefas como projetos de estruturas de metal, gerando peças adequadas para transporte e desenhos de montagem. Além disso, você pode usar a ferramenta de montagem ao executar o reforço da barra de conexões e elementos complexos, como escadas e bandejas de cabos. Isso economiza tempo e aumenta a produtividade, ajudando você a fazer um trabalho melhor na criação do conteúdo que captura a intenção do design.
Figura 4. Treliças de metal adequadas para envio, criadas com a ferramenta de montagem
Figura 5. Criação de membro da teia diagonal usando a ferramenta Beam no modo cilíndrico
Uma das funcionalidades mais esperadas e solicitadas pelo usuário é um recurso para geração automática de programações de vergalhão na Estrutura Renga. Lembremos que anteriormente os designers tinham que exportar todos os dados para o formato CSV e ajustar manualmente os horários usando a ferramenta Tabela. A nova funcionalidade aprofunda significativamente os fluxos de trabalho com a entrega do projeto Renga e fornece programação automática de unidades de reforço e elementos de colunas, vigas, fundação, pisos, rampas e escadas, tabelas de itens embutidos, tabelas de grupos de objetos estruturais, etc. Todas essas tabelas são geradas em Renga de acordo com o padrão GOST 21.1101-2013, nenhuma exportação necessária. Esses recursos novos no Renga Structure irão ajudá-lo a diminuir o tempo gasto na quantificação e contribuirão para a produção de um trabalho de alta qualidade. Além disso, todos os esquemas de reforço são associativos ao modelo 3D,
Figura 6. Tabela de detalhes de reforço da coluna
Figura 7. Legenda de uma treliça adequada para envio
Figura 8. Convertendo uma borda de telhado em linha reta em uma borda de telhado em arco
Figura 9. Sala criada automaticamente
Figura 10. Use o modelo de informação em qualquer estágio do ciclo de vida da construção
Compartilhando as conquistas de nossos usuários
A modelagem de informações de construção cria eficiência e os usuários obterão vários benefícios: BIM atrai mais clientes e aumenta a base de clientes, melhora a produtividade e possibilita que toda a equipe participe para uma melhor entrega do projeto, reduz muito as dores de cabeça computacionais e diminui o tempo gasto em tarefas rotineiras . A equipe da Renga Software desenvolve ferramentas avançadas para projeto arquitetônico, MEP e projeto estrutural, detalhamento e engenharia, permitindo que os profissionais de construção progridam e se mantenham atualizados. Nossos usuários também comentam sobre eficiência, desempenho e estabilidade que aceleram seu processo de criação de conteúdo e os levam a um nível totalmente novo de modelagem 3D.
Já estamos vendo alguns resultados favoráveis. Este ano, o sistema Renga BIM foi implementado ativamente e usado por empresas AEC de pequeno e grande porte. Usando os produtos de software Renga, os especialistas conseguiram liberar sua criatividade e agora compartilham abertamente seus comentários positivos e resultados espetaculares. Temos o prazer de contar sobre alguns deles.
Em primeiro lugar, encontramos constantemente certas preocupações de que a implementação da tecnologia BIM é um processo complexo que levaria a grandes mudanças organizacionais e de pessoal, longo retreinamento de especialistas que estavam acostumados a trabalhar com 2D, e é melhor permanecer no ambiente 2D por causa de conforto e orçamento. Enquanto isso, a Reconstruction-2000K, fundada em 2008 em Tyumen como uma pequena empresa especializada em projetos civis e estruturais, decidiu apostar na Renga. Aprendendo mais sobre o sistema BIM de fabricação russa desenvolvido pela Renga Software Company, os especialistas em design da Reconstruction-2000K ficaram impressionados com a interface minimalista e intuitiva do produto e o conjunto robusto de ferramentas BIM. Usando a solução Renga BIM, os arquitetos e designers da empresa criaram modelos 3D de prédio de apartamentos de vários andares e café à beira-mar.
Figura 11. Modelos Renga 3D de prédio de apartamentos de vários andares e café à beira-mar
O custo da construção da tecnologia de modelagem da informação é um dos principais obstáculos para o sucesso da implementação do BIM. O caro software BIM produzido no exterior está disponível apenas para grandes empresas e líderes de mercado. ISAEV ARCHITECTS, pequeno estúdio de arquitetura com sede em Yekaterinburg, conseguiu superar essa barreira financeira implementando o sistema BIM Renga de fabricação russa econômica. A alternativa desenvolvida internamente permitiu que a equipe do estúdio entregasse um projeto piloto. Os especialistas criaram modelos 3D de edifícios residenciais de três andares que logo seriam construídos na região de Sverdlovsk, elaboraram interior e exterior e desenvolveram alguns conceitos arquitetônicos e de construção complexos. E, além disso, o software aumentou significativamente a eficiência do trabalho, economizou tempo gasto em tarefas rotineiras, como a criação de cronogramas e desenhos,
Figura 12. Modelo de informação de edifício residencial de três andares com estrutura de madeira
Figura 13. Modelo 3D do centro de negócios e varejo
Figura 14. Modelo 3D do edifício de administração do Hospital Militar
Também recebemos um feedback interessante do líder russo da indústria de vidro Saratovstroysteklo Company. Além de projetar modelos de instalações de produção usando a tecnologia BIM, a empresa decidiu usar esses modelos no treinamento de novos funcionários. É assim que a tecnologia BIM pode ser polivalente e produtiva.
Figura 15. Vista da oficina do ponto de altura +10.000
A experiência positiva de nossos usuários está mudando a visão da indústria de AEC. Juntos, estamos cada vez mais perto de transformar a tecnologia BIM em uma ferramenta acessível e diária para empresas de todos os tamanhos.
Algumas palavras sobre BIM
O uso de software de fabricação russa transforma a implementação do BIM em um processo fácil, econômico e com economia de mão de obra. Com certeza continuaremos vendo o BIM ganhando tração, ganhando impulso, avançando em direção a projetos de alta qualidade. Para tornar essa jornada em direção à excelência fácil e tranquila, carregamos regularmente tutoriais em vídeo abrangentes, materiais de orientação e artigos. Nossa equipe de gerenciamento de produtos, que tem anos de experiência de trabalho na indústria da construção, realiza regularmente webinars e workshops.
Grandes planos para o próximo ano: novos lançamentos de nosso software com novas ferramentas, recursos e funcionalidades para arquitetos e designers; o lançamento do Renga MEP para engenharia mecânica, elétrica e hidráulica está programado para o outono de 2018; implementação de Renga-Server e compartilhamento de trabalho.
Junte-se a nós agora e crie seu primeiro projeto BIM em Renga!
Por Ekaterina Vasilieva, gerente de produto da Renga Software